Anais do I Congresso Internacional de História da Amazônia

LINK, Rogério Sávio; RABELLO, Antonio Cláudio Barbosa; FONSECA, Dante Ribeiro da (Orgs.). Cultura Popular na Amazônia: Anais do I Congresso Internacional de História da Amazônia. Cacoal: Karywa, 2023. 400p. ISBN ebook: 978-65-86795-21-9. Disponível na Amazon em ebook e impressão sob demanda! Ou faça o Download em PDF!
Palavras-chave: 1. História; 2. Amazônia; 3. Cultura popular; 4. Epistemologias;
5. CIHAM.

Este livro é o resultado final das comunicações aprovadas e apresentadas no “I Congresso Internacional de História da Amazônia: Cultura Popular na Amazônia” (I CIHAM) promovido pelo Programa de Pós-Graduação em História da Amazônia (PPGHAm). Ao todo, foram 7 Grupos de Trabalhos, os quais compõem os respectivos capítulos, a saber: A cultura junina em Rondônia: desafios e resistências; História e História Indígena: velhos e novos problemas epistemológicos; História(s) Indígena(s) na Amazônia: metodologias, conhecimentos e perspectivas de pesquisas colaborativas; História, Mídia e Amazônia; Memória, história e autoritarismo; Registros sobre a instrução pública nos vales do Madeira e Guaporé entre 1901 a 1956; Violência e populações periféricas urbanas e rurais na Amazônia Ocidental.

O “Congresso Internacional de História da Amazônia” foi instituído pelo PPGHAm para possibilitar o compartilhamento e divulgação de pesquisas acadêmicas realizadas sobre a Amazônia no campo da História e áreas afins. Nesse sentido, o evento buscou reunir pesquisadores e pesquisadoras que estudam fenômenos sociais amazônicos para compartilharem suas pesquisas e debater questões relativas à Amazônia. Na primeira edição do evento, a comissão organizadora, composta por docentes e discentes do Programa, escolheu o tema “cultura popular na Amazônia”.

Deixe um comentário