Histórias Amazônicas Cruzadas

LINK, Rogério Sávio; SOUZA, Sônia Ribeiro de; PACHECO, Alexandre (Orgs.). Histórias Amazônicas Cruzadas – Anais do VI Seminário Integrado de Ensino e Pesquisa em História e XXVI Semana de História. Porto Velho: Karywa, 2023. 157p. ISBN: 978-65-86795-22-6. Disponível na Amazon em ebook e impressão sob demanda! Ou faça o Download em PDF!
Palavras-chave: 1. Formação de Professores; 2. Amazônia; 3. Epistemologias; 4.Seminário Integrado; 5. Semana Acadêmica de História.

Este livro é resultado do VI Seminário Integrado de Ensino e Pesquisa em História e XXVI Semana de História do Departamento Acadêmico de História da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Normalmente esses eventos ocorrem separadamente, mas, excepcionalmente, em virtudes ainda dos efeitos da Pandemia de Covid 19, o Departamento Acadêmico de História da UNIR, campus Porto Velho, optou por unificar esses eventos. O tema que une os dois eventos são as Histórias Amazônicas Cruzadas.

Esses eventos são, historicamente, os principais momentos acadêmicos em que a totalidade dos atores da graduação de História se encontram fora do modelo tradicional disciplinar/curricular para refletir temas que vão além da rotina do curso. É também o principal momento no qual apresentam e compartilham com a comunidade acadêmica e com o público em geral suas pesquisas desenvolvidas recentemente. O objetivo principal desses dois eventos, portanto, é colocar o protagonismo nos próprios discentes para que experienciem atividades acadêmicas autorais.

Os trabalhos publicados seguem dois formatos, a saber, resumo expandido ou artigo acadêmico, subdivididos nas seguintes áreas temáticas: a) Pesquisas no âmbito da Graduação, b) Pesquisas no âmbito da Pós-Graduação, c) Resultado de Projetos de Ensino e Extensão e d) Resultados de Estágios Supervisionados e Monitorias. Ao todo, são 18 trabalhos publicados – 12 resumos e 6 artigos.

Deixe um comentário