Os processos educativos como pilares decisivos da qualidade na formação profissional

ULLOA GUERRA, Oscar (Org.). Os processos educativos como pilares decisivos da qualidade na formação profissional. [e-book] / São Leopoldo: Karywa, 2018. 120p. ISBN: 978-85-68730-27-0. Faça o Download!
Palavras-chave: 1. Educação; 2. Pedagogia; 3. Práticas de Ensino; 4. Identidade.

Este livro é o resultado da pesquisa desenvolvida e apresentada no e para o II Encontro de Educação FUNIBER Brasil. As experiências aqui relatadas transferem todo o Capasentimento daqueles que buscam contribuir diariamente, através de grandes esforços e imensos sacrifícios, na construção de um amanhã melhor. A intenção é que a voz da educação possa deixar de ser coadjuvante para assumir o protagonismo necessário e que tanto esperamos. Nesse sentido, este livro é uma contribuição para a construção desse mundo melhor.

Na primeira parte deste livro, os autores educadores assumem o papel de mediação, com a responsabilidade de facilitar e fomentar a aprendizagem em diferentes espaços educativos, formais e informais. São maestros, dançarinos, arquitetos, músicos e o que mais precisar, com a única finalidade de estabelecer vínculos com seus discentes, fortalecendo e potenciando as capacidades individuais apesar de qualquer dificuldade. Assim, os trabalhos contam a trajetória destes professores e suas experiências pedagógicas, que com muito trabalho e dedicação, apostaram pela inovação humana, tratando de acolher seus alunos de maneira integral, para que o significado do aprendizado transcenda a sala de aula.

Na segunda parte deste livro, apresentamos quatro textos que refletem as inquietações de profissionais do campo da educação com a produção, posicionamento e representação de identidades culturais. No intuito de problematizar a escola e seus investimentos pedagógicos, os/as autores/as examinam uma ordem existente para desarticular “verdades” que (re)produzem preconceitos, hierarquias, desigualdades e violências, categorizando sujeitos e determinando seus espaços e destinos. Nessa direção, podemos afirmar que os objetos centrais das análises são as marcas de ódio e intolerância que carregam diferentes corpos. Marcas ou sinais corporais atribuídos a determinados sujeitos que se distanciam do valorizado culturalmente por motivos de gênero, etnia, sexualidade, religião, classe, profissão, idade, moradia, nacionalidade, preferência musical, vestuário, dentre outros e que, ao mesmo tempo, fazem transparecer a diversidade que se tenta apagar nas instituições educativas.

Deixe um comentário